Na Marino- Dias contados às Fashion Weeks
21st dez2015

Open your eyes fashions weeks!

by Natália Marino

Artigo importante

CFDA (Council of Fashion Designers of America), responsável pela organização da Semana de Moda de Nova York desde o ano passado, está estudando uma mudança radical no formato do evento para as próximas temporadas, decisão que vem na esteira de vários acontecimentos que se desdobraram ultimamente.

Este conselho é presidido nada menos que por Diane von Furstenberg, onde  acredita que a estrutura das apresentações de coleções está defasada e precisa ser repaginada, focando no consumidor final. FATO! Segundo a estilista, o esquema de mostrar os lançamentos com um semestre de antecedência, só tem favorecido a indústria da cópia. Além disso, graças às transmissões ao vivo e mídias sociais, o consumidor deseja os produtos no momento em que os vê, ignorando temporadas e perdendo o interesse depois de seis meses de espera. FATO 2!

desfile givenchy NY verao 16-17

Há marcas que estão ainda mais cuidadosas em relação à antecipação dos lançamentos onde pretendem não liberar imagens de pre-fall 2017 até o lançamento nas lojas, nem mesmo nas redes sociais, caso da Proenza Schouler e The Row.

A necessidade de ter mais peças e mais coleções em cada vez menos tempo é outra questão que soma para a tomada de decisão a respeito da semana de moda.

Pelo menos uns dois anos atrás já havido lido uma matéria a respeito na Folha de SP e super concordei, afinal, hoje em dia os desfiles não passam de  locais cobiçados por pessoas que mal entendem de moda e estão lá para apenas constar e dizer que são ”in” neste meio. Um dos maiores motivos que há anos não frequento mais o SPFW.

Analisando estes e outros indicadores, o CFDA realizará em parceria com o Boston Consulting Group uma pesquisa no início de 2016 para compreender quais mudanças poderão ser implementadas, lembrando que a Semana de Moda de Nova York tem como foco uma moda mais comercial e acessível.

Os próximos desfiles não sofrerão alterações, mas a ideia para as próximas temporadas, é manter as datas de fevereiro e setembro, porém apresentando as coleções que estão nas lojas. Outra opção, ainda, é unir as semanas de moda masculinas e femininas, transferindo as atividades para janeiro e junho. Para compradores, imprensa e profissionais da área, os lançamentos antecipados ocorrerão em eventos fechados em showroom.

Tchau! Tchau!

                                                                                                                                   Fotos: Agência Fotosite / usefashion
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