Na Marino- Indicados ao melhor figurino do Oscar 2016
20th jan2016

Melhor figurino do Oscar 2016

by Natália Marino

Conheça os 5 selecionados

Com frequência vemos o cinema sendo fonte e um grande estímulo de ideias para a moda, inspirando vitrines, influenciando tendências, revivendo e adaptando as referências de décadas passadas, entre muitas outras contribuições. Dessa forma, não poderíamos deixar de comentar a divulgação dos indicados à maior premiação do segmento, o Oscar 2016, que irá se realizar no dia 28 de fevereiro. Na categoria de figurino, cinco nomes aparecem na disputa para a estatueta: Mad Max: Estrada da Fúria, Cinderela, A Garota Dinamarquesa, O Regresso e Carol. Confira abaixo um pouco mais sobre os longas e os figurinos que os compõem!

os cinco indicados ao oscar de melhor figurino

1 – Mad Max: Estrada da fúria | 2 – Cinderela | 3 – A Garota Dinamarquesa | 4 – O Regresso | 5 – Carol

Em um futuro pós-apocalíptico, Mad Max: Estrada da Fúria é o quarto filme da franquia e traz Jenny Beavan como figurinista. Protagonizado por Tom Hardy e Charlize Theron, o longa repleto de ação ganhou um figurino elaborado, trazendo referências militares e utilitárias combinadas a grandes efeitos de desgastes do tempo. Os tons terrosos predominaram em peças como calças com múltiplos bolsos, T-shirts e regatas de algodão, que acabaram por se mesclar aos cenários áridos, como desertos, onde se passa grande parte do filme.

os cinco indicados ao oscar de melhor figurino

Cenas do filme Mad Max – Estrada da Fúria

Cinderela, o clássico infantil da Disney, ganhou uma adaptação em forma de live action para o cinema. Lily James, que interpreta a própria Cinderela, e todo o resto do elenco, receberam figurinos desenvolvidos por Sandy Powell, três vezes vencedora do Oscar. Repleto de romantismo e delicadeza, as peças cultivaram uma estética sutil, com volumes leves e florais, além da reprodução do clássico vestido de baile em azul-céu. Já as peças usadas pela madrasta e irmãs de Cinderela evidenciam um contraste por meio de tons intensos e ornamentos extravagantes.

os cinco indicados ao oscar de melhor figurino

 

Cenas do filme Cinderela

Inspirado na vida real das pintoras Lili Elbe/Einar Wegener e Gerda Wegener, A Garota Dinamarquesa traz como destaque a luta de Lili (Eddie Redmayne, também indicado a melhor ator), ao se tornar uma das primeiras transexuais da história. Com o desafio de criar uma proposta de figurino tanto para o ator enquanto homem e após como mulher, dentro de uma trama pautada nos anos 1920, foi necessário para Paco Delgado e toda a equipe, uma ampla pesquisa de materiais para a confecção de costumes, vestidos e casacos amplos. Detalhes em renda e pelo também valorizaram os modelos, bem como a clássica silhueta fluida da época para as personagens femininas.

os cinco indicados ao oscar de melhor figurino

Cenas do filme A Garota Dinamarquesa

 

Interpretado por Leonardo de Caprio, Hugh Glass é um caçador que luta pela sobrevivência após ser abandonado na selva por seu parceiro em O Regresso. O longa, que já levou três Globos de Ouro no início do mês, está na disputa para melhor figurino sob a direção de Jacqueline West. Assim como Mad Max, as peças em O Regresso também evidenciaram os desgastes provenientes do ambiente e das condições climáticas da trama, predominando tons escuros, materiais pesados e muitas sobreposições. Acessórios rústicos ajudaram a compôr as produções, bem como bolsas transversais em couro.

os cinco indicados ao oscar de melhor figurino

Cena do filme O Regresso

 Também nas mãos de Sandy Powell, ficou o figurino de Carol, filme baseado na novela de Patricia Highsmith e ambientado na década de 1950, trazendo Cate Blanchett no papel central. O glamour e sofisticação das classes altas da época são ressaltados por amplos casacos de pele, conjuntos de cortes impecáveis de alfaiataria e diversas variações de padronagens xadrez. Lenços, luvas de couro e óculos inspirados no modelo gatinho também caracterizam a personagem.

os cinco indicados ao oscar de melhor figurino

Agora é ficar no aguardo para vermos quem vai ser o grande vencedor dessa disputa.

Tchau! Tchau!

texto e imagens: usefashion
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta


Contato