Na Marino- Moda e tecnologia - Top 5 2015
04th jan2016

Moda e tecnologia – Top 5 2015

by Natália Marino

Marcas e novidades

Moda e tecnologia andam, cada vez mais, lado a lado. Nos últimos anos, vemos ideias futuristas de roupas interativas, peças que trocam de cor e tecidos inteligentes se tornando realidade, coisa que quase não nos surpreende mais. Em 2015, mais uma vez, novidades tecnológicas invadiram passarelas e marcas aproveitaram a democratização das inovações para deixar seus produtos mais atrativos e se aproximar do público. Confira o TOP 5 dos momentos tecnológicos de 2015:

1. Desfiles 

Para apresentar suas coleções de verão 2016/17, diversas marcas investiram em tecnologia, tendo como principal intuito trazer um diferencial ao desfile. A Ralph Lauren, por exemplo, transmitiu a apresentação ao vivo através do aplicativo Periscope. Em Nova York a BCBG Max Azria e Desigual levaram celulares para à passarela. Na primeira fila, os convidados puderam registrar o desfile no Snapchat, e na segunda, as modelos registraram o momento através de selfies enquanto desfilavam. A Tommy Hilfiger não ficou para trás e estreou o serviço Twitter Halo.
Phillip Plein levou  até robôs para passarela!

desfile Phillip Plein em Milao tecnologia dicas na marino

Phillip Plein – Milão

2. Co-criação

A ideia de co-criação, ou seja, quando o consumidor é convidado a criar junto com a empresa dando ideias para seus produtos, ganhou muita força em 2015. O projeto Print all over me que é uma plataforma que tem atraído artistas e designers, pois permite que o cliente possa co-criar a estampa dos produtos do site. A cada três meses uma coleção de produtos em branco é lançada, com camisetas, mochilas, lenços, entre outros. O cliente pode escolher as peças que deseja e fazer o upload de uma estampa sua para aquele produto. Ele também pode oferecer essa estampa para a venda, recebendo até 20% do lucro cada vez que seu design é vendido. Teve também o projeto que em comemoração aos 200 anos (!) da Pringle of Scotland permitiu que os consumidores pudessem customizar seus tricôs. Finalizando com a Post Couture onde permite que cada um customize e imprima suas roupas onde quiser, através de impressão 3D.

Post Couture tecnologia dicas na marino

Post Couture

3. Fibras inovadoras 

No campo da tecnologia têxtil (ia super bem na facu com esta matéria), também não foram poucas as novidades. O denim, como de costume, saiu na frente com vários lançamentos bacanas: o lançamento da marca mineira Patogê, a Power Denim, composta por peças de alta elasticidade com tecnologia da Lycra ®; o Jacquard Project, da união de Levi’s e Google, que conectou o denim ao smartphone; e o Odo Denim, material que não precisa ser lavado e é anti-odor. Ainda vale destacar o fruto de 11 anos de pesquisa da empresa japonesa Spiber, que conseguiu recriar a seda da aranha artificialmente e trouxe um material resistente e revolucionário.

Jacquard Project tecnologia dicas na marino

Jacquard Project

4. Produtos diferenciados

Entre as novidades em termos de produtos e diferenciação da experiência do consumidor, o destaque vai para a realidade aumentada T-Play, que transformou peças infantis em jogos animados.

Para o público adulto, a britânica Lauren Bowker trouxe bolsas e acessórios que mudam de cor

the unseen tecnologia dicas na marino

The Unseen

5. Sustentabilidade 

Assunto sempre em pauta e cada vez mais dentro do universo fashion, a sustentabilidade anda de mãos dadas com a tecnologia. O lançamento internacional do fio têxtil biodegradável da Rhodia, o Amni® Soul Eco, estreiado no desfile de verão 2014/15 de Ronaldo Fraga e  lançado durante a ITMA, principal exposição e congresso têxtil internacional realizado em Milão, na Itália.

desfile ronaldo fraga peças feitas com o fio amni soul eco dicas na marino

Ronaldo Fraga – Verão 2015/16 – São Paulo

Para 2016 vejo uma evolução e talvez uma revolução na moda na parte tecnológica. Aguradem!

Tchau! Tchau!

Fonte e imagens: usefashion

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta


Contato