Na Marino- Emoji a ''palavra'' do ano
17th nov2015

Emoji

by Natália Marino

a palavra do ano!

Dicionário Oxford anunciou  que um emoji foi eleito a ‘palavra do ano’ de 2015.

A carinha amarela representando um “rosto com lágrimas de felicidade” foi a expressão escolhida. Segundo a universidade, esta é uma escolha inédita, já que uma imagem pictográfica ainda não havia sido escolhida como ‘palavra do ano’.

Como já é tradição, todos os anos a editora de dicionários da universidade britânica elege a palavra mais popular ou a que gerou grande interesse.

emoji oxford

A editora explicou que um emoji foi escolhido porque essas imagens tornaram-se “uma forma sutil de expressão” capaz de “cruzar barreiras linguísticas”

“Os alfabetos tradicionais têm lutado para atender às demandas de comunicação do século 21. Não é surpresa que uma escrita pictográfica como o emoji tenha conseguido preencher essas lacunas. É flexível e imediato”, disse o presidente da editora, Casper Grathwohl, em nota oficial.

Segundo um levantamento realizado em parceria com uma empresa de tecnologia, o emoji escolhido passou a ser muito mais utilizado em relação ao ano anterior.

Para a Oxford, isso significa que esta foi a “‘palavra’ que  melhor refletiu o ethos, o clima e as preocupações de 2015″.

A carinha amarela era finalista ao lado de outras oito palavras e termos como “refugiado”, “dark web”, “economia compartilhada” e “they” (verbete utilizado para representar pessoas trans em um contexto neutro).

Outras palavras ligadas à vida tecnológica já foram escolhidas anteriormente. Em 2013, “selfie” foi eleita a palavra do ano e , em 2012, “GIF” venceu a disputa.

emoji é eleito a palavra do ano pelo dicionário oxford

Tchau! Tchau!

fonte: Redação/RedeTV!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta


Contato